terça-feira, 17 de novembro de 2009

PLACA DE INAUGURAÇÃO DE ÁREA DE ESPORTE DO PONTAL FOI ROUBADA E NÃO FOI SUBSTITUÍDA

EQUIPAMENTOS DE ESPORTE DO PONTAL ESTÃO QUEBRADOS


ILUMINAÇÃO DE OBRA DE ARTE EM HOMENAGEM ÀS RENDEIRAS DO PONTAL É SUBSTITUÍDA POR AREIA



Essa obra de arte foi idealizada e criada pelo arquiteto e paisagista Alex Barbosa, em homenagem às rendeiras do Pontal da Barra. Duas luzes laterais que emergiam do chão as iluminava, dando um toque especial à noite, quando ela sobressaia e valorizava tanto as rendeiras quanto o bairro. À noite ficava lindo o local, as luzes davam um charme especial. Era a metáfora, a simbologia da arte do bairro respeitada e valorizada. Repare: hoje, no lugar das luzes, areia.

MORADORES DO PONTAL, TRAPICHE, PRADO E ADJASCÊNCIAS TÊM APENAS UMA ÚNICA BARRACA DE ORLA PARA O LAZER - DO DETRAN ATÉ O CAIS DO PORTO

Imagine-se em frente ao emissário submarino: até aqui é uma tirada e tanto...



Antes da revitalização da Praia da Avenida e da Assis Chateaubriand, iniciada na gestão de Katia Born e finalizada na atual gestão, do Pontal até o Cais do Porto, ou seja, toda aquela baía que compreende as praias do Pontal, Sobral e Avenida, tinha barracas que, se não eram padronizadas, pelo menos serviam para o lazer dos moradores desses bairros e de outros como Centro, Levada, Jaraguá, Vergel, Ponta Grossa, entre outros.

Acredito que, como a comercialização era pequena, principalmente durante a semana, no projeto urbanístico de revitalização elas não foram contempladas com espaço. E o resultado é que só sobrou apenas a barraca do Pontal, sendo outra construída na orla do Sobral, no Trapiche, que, como já dissemos, nunca funcionou.

Olha na foto: são quilômetros de calçadão, do Cais do Porto até aqui para as centenas de moradores que freqüentam essas praias no final de semana fazer uso. Seja qual for o motivo – urbanisticamente correto ou comercialmente inviável- nada justifica que a população tenha apenas a opção dos ambulantes para não desidratar. Tudo a favor dos ambulantes bem como dos comerciantes que pagam impostos e oferecem um serviço de maior qualidade. Uma pena.

BARRACA DO TRAPICHE SEM FUNCIONAMENTO DESDE SUA CRIAÇÃO TEVE SUAS COZINHAS E COBERTURAS DE SAPÊ DEMOLIDAS E SOFRE ALGUNS REPAROS.


Demolição de possível parte comercial da barraca




Banheiros de barraca Sobral: sanitários roubados e uso inadequado gerando fedentina


Equipamentos de cozinha roubados de duas cozinhas que nunca funcionaram


Modelo original demolido recentemente:
ao invés de colocarem energia demoliram a parte comercial



Pode ser coincidência afinal nosso blog tem apenas 15 seguidores públicos - embora mantenhamos contatos por email com os jornalistas alagoanos - que após divulgarmos que a barraca de praia da orla do Sobral, no Trapiche, estava abandonada; que nunca tinha funcionado porque a Prefeitura jamais fez a ligação elétrica para o seu funcionamento; que todos os equipamentos de cozinha tinham sido roubados; que os banheiros, mesmo sem mais nada dentro continuavam sendo usados; que os salva-vidas não usavam o piso superior construído para eles e que hoje era usado por transeuntes e desocupados, resolveram demolir as cozinhas, as coberturas de sapê e fazer pequenos reparos. Pode ser que nossa denúncia tenha dado resultado- só que ao contrário! Porque não revitalizar a barraca e manter uma das únicas opções de lazer aos moradores da região? O que vai ser ali afinal? Vê-se alguns reparos nas áreas demolidas. Vamos aguardar e esperar para ver no que vai dar.