domingo, 27 de setembro de 2009

AUSÊNCIA DO OUTRO *


















Por Cármen Lúcia Dantas


O blog Louco de Amor consta de quatro livros escritos ao longo da vida de Alexandre Câmara e só agora publicados eletronicamente: Louco de Amor, o mais recente que dá título ao blog; Pedra de Rio; Do Amor InocenteeCoração Selvagem.


* (prefácio para o livro eletrônico Pedra de Rio inserido no blog de Alexandre Câmara: http: //www.alexandreloucoamor.blogspot.com)


O processo de criação em Alexandre transita na via dupla entre o universo das vivências amorosas, no ápice da grande paixão, e a tentativa de superação da perda diante da ausência irreversível do outro. Nessa gangorra de sentimentos, o poeta trabalha a linguagem na espontaneidade dos diálogos afetivos, despojada de metáforas e rica em humanidade.

As palavras, de tão cruas, chegam a ser puras e adquirem a poeticidade do libertário. Não há subterfúgios para dimensionar a saudade do desejo. Não há disfarces no prescrever as sentenças, nem nas lembranças mais caras e mais íntimas. Tudo é dito como um cochicho amoroso, como um convite ou um olhar de sedução.

Os poemas estão alinhados na mesma temática e percorrem uma trilha seqüenciada, que vai do encantamento do começo de uma relação entre iguais que se completam, perpassa pelo auge do prazer livre das convenções e por fim chega ao luto. O miserável luto precoce.

A linha poética amarra esses sentimentos de tal forma que o leitor acompanha com o poeta a trajetória da experiência vivida a dois e da difícil aprendizagem da solidão de quem fica. A constância do afago, as andanças, a pintura e a fotografia, a mesa posta, os lençóis removidos, o mar, o sol, o sumo do amor. “Tuas fotos, meu amor, / Castigam minha saudade.”

Nesse exercício de presença e de ausência, Alexandre canta a epifania do retorno e vive a alegria das recordações, nas benesses que a arte propicia. Até porque amor e arte sempre estiveram juntos, aqui e alhures. Já foi profetizado que “só o amor e a arte redimem o homem.”

Nos poemas contidos em Pedra de Rio há uma ligação simbiótica entre amor e loucura e não se tem como separar um do outro. O amor é o mote em todo o percurso, do começo ao fim. “Relatos de arrependimento póstumo. / Eu posso ter lhe deixado por dois anos, / Mas você me deixou por toda a vida!” Assim, Alexandre conclui seu livro frenético e apaixonante, que nos leva a crer, de fato, que só a Arte tem atributos capazes de consolar os que perdem um louco e grande Amor.

Com esta publicação, o poeta brinda seu público com uma leitura agradável, rítmica e visceral que transpõe os limites do real e alcança, instigada pela sensibilidade, as raias do devaneio e das paixões mais ardentes.

Cármen Lúcia Dantas
Historiadora e Museóloga
25/09/09


* (prefácio para o livro eletrônico Pedra de Rioinserido no blog de Alexandre Câmara: http: //www.alexandreloucoamor.blogspot.com)